MODAL DUTOVIÁRIO (Dutos, Classificação, Vantagens e Desvantagens…)

Olá caros Leitores, chegou a vez de aprendermos sobre o modal dutoviário, onde é através desse sistema que são também transportados, principalmente, Petróleo e seus derivados, água, Gás, Produtos químicos sobretudo em longas distâncias.

Resultado de imagem para modal dutoviário

Modal Dutoviário –  Portal Logística e o Mundo

O transporte dutoviário vem se revelando como uma das formas econômicas de transporte para grandes volumes quando comparados com os modais ferroviário e rodoviário. Algumas características são atribuídas ao transporte dutoviário como, agilidade, segurança, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo.

Dutovias Traduz-se no transporte de granéis, por gravidade ou pressão mecânica, através de dutos adequadamente projetados à finalidade a que se destinam os Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, portanto é competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT articular-se com entidades operadoras do transporte dutoviário, para resolução de interfaces intermodais e organização de cadastro do sistema de dutovias do Brasil. Outros assuntos relacionados a dutovias são de responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP (www.anp.gov.br).

Um dos crônicos problemas do custo de transporte no Brasil é que os dutos que são de controle da CIA Petrobras subvertem uma realidade mundial, ou seja, em qualquer país do mundo o transporte em Dutos significa ser o modal mais barato, porém no Brasil eles tendem a ser mais caros do que a ferrovia por exemplo.  Até recentemente à Petrobras cobrava R$: 12,00 pelo metro cúbico trasportado, enquanto o frete rodoviário era de R$: 9,00.

Nesse Modal temos os  Oleodutos, Gasodutos, Minerodutos ou Polidutos.

 

Dutovias

Logística e o Mundo Modal Dutoviário

Oleodutos:

Destinam-se ao transporte de petróleo bruto e/ou seus derivados, dos terminais portuários e marítimos às refinarias ou centros de distribuição

Gasodutos:

Empregado no transporte de gás natural entre centros de distribuição e centros consumidores.

Minerodutos: 

Cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático.

Polidutos: 

Empregado no transporte de outros produtos como, vinho, água, etc…

Para mais informações sobre cada um (Clique aqui).

Classificação das dutovias sobre processos relevantes

Como forma de melhorar o entendimento sobre as dutovias busca-se fazer classificação sobre processos relevantes sobre ela. Percebe-se que quanto ao tipo de operação, esta dividida em transporte ou transferência; quanto à rigidez pode ser rígido ou flexível; quanto à localização pode ser enterrado, flutuante, aéreo ou submarino; quanto à temperatura de operação pode ser normal ou aquecido; e quanto ao material de constituição se divide em aço e materiais não metálicos.

Nas operações de transporte ou de transferência de produtos por dutovias pode ser realizado por um sistema forçado – o qual utiliza um elemento de força para movimentar produto dentro do duto, ou por um sistema por gravidade que utiliza apenas a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto. O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forçado, uma vez que não precisa de força motriz mecânica o que faz com que não haja gasto com energia, porém possui como limitação a possibilidade de transportar apenas produtos fluidos pouco viscosos.

O sistema de transporte de produtos se caracteriza por levar o produto por grandes distancias e de forma que chegue ao ponto final. Já o sistema de transferência de produtos está caracterizado por movimentá-lo por pequenas distâncias, geralmente dentro da planta de uma indústria, refinaria.

Os dutos rígidos são caracterizados por apresentarem pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essa razão são muito utilizados na exploração de petróleo offshore, tendo com a finalidade de interligar os poços de extração às plataformas ou navios. São de fácil lançamento e acomodamento no leito marinho.

Vantagens e Desvantagens

Podemos apresentar como principais vantagens das dutovias e do transporte dutoviário são:

  • Permitir que grandes quantidades de produtos sejam deslocados de maneira segura, diminuindo o tráfego de cargas perigosas por caminhões, trens ou por navios e, consequentemente, diminuindo os riscos de acidentes ambientais;
  • Podem dispensar armazenamento;
  • Não utiliza embalagens;
  • Simplificam carga e descarga;
  • Necessidade de mão-de-obra reduzida para sua operação (porém especializada);
  • Diminuem custos de transportes;
  • Menor possibilidade de perdas ou roubos;
  • Redução do desmatamento;
  • Melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades;
  • Facilidade de implantação, alta confiabilidade, baixo consumo de energia e baixos custos operacionais;
  • Bom nível de segurança.

Ocorrências de acidentes ambientais podem ser citadas como uma desvantagem do transporte por dutos,. além da necessidade de elevados investimentos em dutos e sistemas de bombeamento;

Abaixo Links para mais informações Gerais:

 

• No âmbito da ANP:

GASODUTOS – AUTORIZAÇÕES CONCEDIDAS
OLEODUTOS E TERMINAIS

Gostou? É so compartilhar com  seus amigos ou alunos,

Viu algo errado? Nos comunique: Logisticaeomundo@outlook.com

Ir para Sumário Geral  ou  Sumário TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO

Veja também: Entendo mais sobre sistema de CABOTAGEM

Por Rogério Lemos, Graduado em Logística pela Faculdade Atenas Maranhense, com MBA em Logística e Negócios Sustentáveis pela Escola de Negócios Excellence – ENE, mais de 06 anos de sólida experiência em Logística de Telecomunicações. Especializado em Logística verde e distribuição.

Estamos também nas redes sociais:

Resultado de imagem para icones de redes sociais instagram@Logistica_eo_Mundo  Imagem relacionada Logistica eo MUNDO  Linkedin Icon | Flat Gradient Social Iconset | limav Logística e o Mundo

 

 

 

 

Esse post foi publicado em Atividades Logísticas, Distribuição, Modal Dutoviário, Sem categoria, Transportes e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário