O QUE É LOGÍSTICA?

Nos últimos anos estamos ouvindo com cada vez mais frequência a palavra Logística, porém muitas pessoas não sabem o que de fato significa essa palavra. Quando estamos tendo uma refeição por exemplo muitos não fazem ideia de quantos processos logísticos foram necessários ali… Já parou para pensar em como aquele arroz foi parar em sua mesa? De onde ele veio? Quanto tempo demorou para chegar no supermercado? Por que ele é embalado daquela forma? Enfim…

O que é Logística?

Entendendo um pouco mais de Logística. Logística e o Mundo

Mesmo sendo algo tão antigo quanto à civilização ou até mesmo antes, pois  quando o homem ainda era um ser nômade, se havia necessidade de se estocar/armazenar algum tipo de suprimento, onde esse poderia ser pedras para serem transformadas em armas, água, alimentos e etc.., ainda existem muitas dúvidas quanto ao seu real conceito e muitas pessoas nunca  nem ouviram falar sobre a Logística, eu mesmo sinto um pouco de apreensão quando perguntam minha formação e digo que é Logística e me perguntam, o que é isso? Ou confundem com Lojista. Mas vamos entender um pouco mais sobre Logística.

Origem do nome:

A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger – alojar ou acolher. Foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Posteriormente foi usado para descrever a gestão do fluxo de materiais numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados.

Considera-se que a logística nasceu da necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munições e rações, enquanto se deslocavam da sua base para as posições avançadas. Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.

Civilização antiga em atividades Logísticas

desde os tempos antigos, o povo exerciam atividades Logísticas.

 

 

Também podemos incluir como planejamento Logístico, a influencia na tomada de decisão para a instalação de um assentamento dos povos antigos, por exemplo, quando escolhiam se alojar próximo a um rio, onde ficariam perto de seu principal “fornecedor” de água, já que não tinham tanta capacidade ou qualidade para (transportar) o liquido a distancia maiores (distribuição) ou em mais quantidade (compras), e também mesmo se conseguissem tal façanha ainda teriam que suprir outra atividade logística bem popular que seria o (armazenamento), esse que não seria um armazenamento qualquer, devido a necessidade de manter a água própria para o uso. (satisfação do cliente).

 

Oxford English Dictionary define logística como: “O ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e equipamentos”. Outra definição para logística é: “O tempo relativo ao posicionamento de recursos”. Como tal, a logística geralmente se estende ao ramo da engenharia, gerindo sistemas humanos ao invés de máquinas. [fonte Wikipédia]

Novamente com fontes da Wikipédia, temos a logística como a área da administração responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.

E (carvalho, 2002, p 31.) “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” essa também é a definição do  Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) que é a principal associação mundial de profissionais de gestão de cadeias de abastecimento.

Na área militar a Logística sempre teve sua substancial participação, muitos autores ou estudiosos de conflitos militares famosos atribuem algumas vitórias a capacidade do planejamento Logístico que os lideres dos exércitos vencedores possuíam, mesmo não usando o nome de Logística em suas atividades, pois, é fato que a Logística e suas aplicações, conceitos, são relativamente novos, entretanto as atividades eram vezes praticadas de formas não integradas e consequentemente sem um padrão, fato que ainda existe muito hoje e em muitas organizações.

erro-logistico-napoleonico

Grave erro Logístico Napoleônico. Logística e o Mundo.

Desenvolvimento

As novas exigências para a atividade logística no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução, até a década de 40 havia poucos estudos e publicações sobre o tema. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).

Após os anos 80, a logística passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionário, empurrado pelas demandas ocasionadas pela globalização, pela alteração da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administração. Nesse novo contexto da economia globalizada, as empresas passam a competir em nível mundial, mesmo dentro de seu território local, sendo obrigadas a passar de moldes multinacionais de operações para moldes mundiais de operação.

Espero ter conseguido explanar de forma mais consistente o conceito do termo Logística, em outros posts estarei esclarecendo ainda mais sobre essa atividade e seus principais processos, como: TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO, ARMAZENAMENTO, ESTOQUE… no menu: conteúdos.

Caso tenham duvidas, sugestões, esclarecimentos não se esqueça de comentar sobre o post.

Agradeço sua atenção caro leitor!

By Rogério Lemos, Graduado em Logística pela Faculdade Atenas Maranhense, com MBA em Logística e Negócios Sustentáveis pela Escola de Negócios Excellence – ENE, mais de 05 anos de sólida experiencia em Logística de Telecomunicações. Especializado em Logística verde e distribuição.

Esse post foi publicado em Atividades Logísticas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário