CUSTOS DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Nesta página vamos entender um pouco mais sobre os custos do transporte por ferrovias, infelizmente não podemos usufruir do valor da competitividade da concorrência pelo fato de que não temos essa competitividade direta entre as empresas nesse modal, pelo menos aqui no Brasil, pois cada linha possui um trajeto específico.
Outras considerações que podemos destacar são:
-Existe uma correlação entre o preço do frete cobrado pelo Transporte
Ferroviário e o do Transporte Rodoviário. Isto porque eles são
considerados substitutos perfeitos para alguns trajetos e, com isso,
passam a ser concorrentes.
-Para distâncias superiores a 1.000 km, os custos ferroviários para cargas
podem representar cerca de 50% dos custos rodoviários:
* Rodoviário: R$ 35 a R$ 45 por 1.000 ton./km
* Ferroviário: R$ 15 a R$ 26 por 1.000 ton./km
-O frete é composto pelas Tarifas de Deslocamento (na qual incluem-se as Tarifas
de Interconexão) e pelas Tarifas Adicionais de Serviços Acessórios.
-Tarifa de deslocamento é a fonte de receita básica da Concessionária e é
determinada de acordo com a carga transportada. É utilizado o modelo de
“preço-teto”, sendo a concessionária livre para escolher a tarifa a ser aplicada.
-Tarifa de Interconexão é a tarifa que será cobrada caso o produto ultrapasse a
fronteira de uma concessão. Ela dá o direito de passagem de uma concessão
para outra.
-Taxas Adicionais de Serviços Acessórios (Carga /Descarga /Transbordo/
Outros).
-Custo do frete é calculado pela multiplicação da distância (km), pelas tarifas
homologadas pela ANTT, para cada concessão e por tipo de mercadoria, em
termos de peso, volume ou unidade de contêiner.
Frete Ferroviário
O transporte ferroviário não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso quanto o rodoviário, porém é mais barato, propiciando menor frete, transporta quantidades maiores e não está sujeito a riscos de congestionamentos.
O frete ferroviário é baseado em dois fatores:
- Quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque
- Peso da mercadoria.
O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor. O frete também pode ser calculado pela unidade de contêiner, independente do tipo de carga, peso ou valor da mercadoria. Não incidem taxas de armazenagem, manuseio ou qualquer outra. Podem ser cobradas taxa de estadia do vagão.
Abaixo empresas que operam e ajudaram a esse setor a se reerguer:
ALL – América Latina Logística,
CFN – Companhia Ferroviária do Nordeste,
CVRD/EFC – Cia. Vale do Rio Doce – Estrada de Ferro Carajás,
CVRD/EFVM – Cia. Vale do Rio Doce – Estrada de Ferro Vitória Minas,
FCA – Ferrovia Centro Atlântica,
Ferroban – Ferrovia Bandeirantes,
Ferronorte – Ferrovias Norte Brasil
Ferropar – Ferrovias do Paraná
FTC – Ferrovia Tereza Cristina,
MRS Logística,
Ferrovia Novoeste,
Ferrovia Norte-Sul,
Portofer
Norte-Sul – administrada pelo governo federal
Extra: No transporte ferroviário, o despacho aduaneiro referente aos países membros do MERCOSUL requer a apresentação da Carta de Porte Internacional e Declaração de Trânsito Aduaneiro (TIF/TDA).
Ir para Sumário Geral ou Sumário TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO
Veja também: Transportes um fator de custo
Por Rogério Lemos, Graduado em Logística pela Faculdade Atenas Maranhense, com MBA em Logística e Negócios Sustentáveis pela Escola de Negócios Excellence – ENE, mais de 05 anos de sólida experiência em Logística de Telecomunicações. Especializado em Logística verde e distribuição.