DUTOS e DUTOVIAS (saiba tudo)

Em Modal Dutoviário vimos bastante sobre as Características, Conceito, Vantagens e desvantagens sobre esse sistema, nessa página vamos conferir sobre os Dutos.

O transporte por dutos e tubulações é um tipo de transporte pelo qual o produto, geralmente líquido ou gasoso, desloca-se  de um determinado local para outro por meio de tubulações. A infra-estrutura desse sistema é fixa, pode ser instalada sobre o solo, no subsolo e submarina.

Observa-se que as tubulações já eram conhecidas como meio de transporte para produtos líquidos desde a antiguidade. Podem ser citados os casos de tubulações construídas com bambus na China, com materiais cerâmicos por egípcios e astecas e com chumbo por gregos e romanos. As primeiras utilizações de condutos voltadas para a indústria foram referentes à coleta e petróleo dos poços produtivos até as estações centrais de produção. A dificuldade encontrada foi transportar o petróleo bruto até as primeiras plantas de processamento e, em seguida, distribuir seus derivados. Como o traçado das ferrovias não passava pelas áreas de produção, a solução mais imediata foi transportar o petróleo bruto em barcos, pelos rios da região. Os primeiros oleodutos surgiram nos Estados Unidos, por volta de 1885, porém o incremento dessa tecnologia intensificou-se a partir do século XX. Esse meio de transporte tem se propagado, pois nesse sistema permite-se conduzir produtos a enormes distâncias. Em muitos casos o que acontece é o transporte de produtos que saem de uma área produtora em direção a outra área consumidora ou exportadora (como os portos).

No Brasil, a primeira linha entrou em operação em 1942 na Bahia, tendo diâmetro de 2 polegadas e 1 km de extensão, ligando a Refinaria Experimental de Aratu e o porto de Santa Luzia. A partir daí houve uma grande desenvolvimento deste modal para as mais diversas finalidades, destacando-se como principais:

Oleoduto entre Paulínia e Brasília, com cerca de 955 km de extensão e diâmetros de 20” e 12”, que foi inaugurado em 1996 para o transporte de produtos claros (movimentando no ano de 2000 cerca de 3.667.000 toneladas);

Mineroduto entre Mariana (MG) e Ponta do Ubu (ES) com 396 km de extensão, operado pela empresa SAMARCO (apresentou em 2000 uma vazão nominal de cerca de 15 milhões de toneladas de minério de ferro);

Gasoduto Bolívia/ Brasil (Gasbol), entre Canoas, no Rio Grande do Sul, no Brasil e Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, o maior da América Latina, com 3150 km.

Dutos Rígidos e Flexíveis:

Os dutos rígidos são caracterizados por apresentarem pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essa razão são muito utilizados na exploração de petróleo offshore, tendo com a finalidade de interligar os poços de extração às plataformas ou navios. São de fácil lançamento e acomodamento no leito marinho.

Quanto aos dutos terrestres podemos ter subterrâneos, aparentes ou aéreos.

 

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Dutos Subterrâneos

Dutos Subterrâneos: Enterrados de forma a serem mais protegidos contra intempéries e acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, contra a curiosidade e vandalismo. Os dutos enterrados estão mais seguros em caso de rupturas ou vazamentos do material transportado devido à grande camada de terra que os envolve.

 

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Dutos Aparentes

Dutos Aparentes:  Visíveis no solo, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento e nas estações de lançamento/recebimento de “PIG’s” – aparelhos/sensores utilizados na limpeza e detecção de imperfeições ou amassamentos na tubulação.

 

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Dutos Aéreos

Dutos Aéreos: são aqueles colocados bem acima do solo, necessários para vencer grandes vales, cursos d’água, pântanos ou terrenos muito acidentados.

 

 

 

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Dutos Submarinos

Dutos Submarinos: a maior parte da tubulação está submersa e geralmente é utilizada para o transporte da produção de petróleo das plataformas marítimas para as refinarias ou tanques de armazenagem situados em terra.

 

 

Tipos de Dutovias:

As Dutovias, podem ser divididas em:

Oleoduto:

é um conceito que deriva dos vocábulos latinos: olĕum (que se pode traduzir por “óleo”) e ductus (cujo significado é “condução”). Um oleoduto é um cano que, equipado com diversos mecanismos e máquinas, permite a transladação e a condução de petróleo e de outras substâncias derivadas através de superfícies extensas.

Os primeiros oleodutos foram criados cerca do final do século XIX. Formados por tubos que podem ser construídos com plástico ou metal, os oleodutos podem desenvolver-se sobre a superfície, debaixo da terra ou inclusive de forma subaquática (ainda que, devido à elevada inversão requerida, os oleodutos submarinos são pouco frequentes).

Funcionam através de bombeamento. Devido às diversas características físicas dos produtos, cada tipo de produto é mantido aquecido a uma temperatura compatível e adequada a facilitar a vazão durante o transporte.

Gasodutos:

Destinam-se ao transporte d gases entre centros produtores e centros consumidores.

Os gasodutos de transporte se caracterizam como infraestruturas para movimentação de gás natural desde instalações de processamento, estocagem ou outros gasodutos de transporte até instalações de estocagem, outros gasodutos de transporte e pontos de entrega a concessionários estaduais de distribuição de gás natural.

A infraestrutura dutoviária de transporte de gás natural é composta, além dos gasodutos em si, por instalações necessárias à segurança, proteção e operação do gasoduto, compreendendo, mas não se limitando, as seguintes: pontos de recebimento, pontos de entrega, estações de interconexão, estações de compressão, dentre outras.

são dutos pelos quais a polpa do minério é transportada, geralmente por longas distâncias, até seu processamento final. O minério a ser levado por esses equipamentos de um lado para o outro, pode ser de diversos tipos, como ferro, carvão, bauxita, etc.

Destacam-se ao transporte de minérios entre as regiões produtoras e as usinas siderúrgicas ou terminais portuários, aproveitando as diferenças de altitudes existentes. Funcionam impulsionados por um jato de água contínuo, submetido a forte pressão.

Polidutos:

Destina ao transporte de produtos diversos; estes podem manter-se separados no mesmo por suas características físico químicas ou por equipamentos especialmente projetados para este fim e introduzidos entre os mesmos.

Resumindo os Polidutos  podem ser empregados no transporte de outros produtos como, vinho, água, etc.

Abaixo a adutora do sistema Italuís que é o sistema de Abastecimento de Água de São Luís – MA.

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Adutora do sistema Italuís, São Luis – MA

O Sistema de Abastecimento de Água de São Luís é composto por três sistemas interligados (Italuís, Sacavém/Batatã e Paciência), além de Estações de Tratamento de Água Convencional (Italuís e Sacavém), duas Estações de Tratamento de Água com Fluxo Ascendente (Paciência I e II) e 285 poços tubulares profundos.

para mais informações (Link em Breve)

 

 

Ir para Sumário Geral  ou  Sumário TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO

Veja também: Fique um Expert em Ferrovias

Por Rogério Lemos, Graduado em Logística pela Faculdade Atenas Maranhense, com MBA em Logística e Negócios Sustentáveis pela Escola de Negócios Excellence – ENE, mais de 06 anos de sólida experiência em Logística de Telecomunicações. Especializado em Logística verde e distribuição.

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